segunda-feira, 5 de abril de 2010



László Moholy-Nagy Teatro da Totalidade <1924>


László Moholy-Nagy, artista da Bauhaus, procedeu a uma vasta gama de investigações estéticas, usando a escola como um laboratório para examinar os princípios formais da abstração na pintura, na fotografia e na escultura. Ele também explorou a influência da tecnologia, que teve um profundo impacto em seu trabalho e em suas idéias. Esses experimentos levaram Moholy-Nagy a desenvolver um novo tipo de teatro baseado em seus princípios. Sublinhando essa abordagem estava um esforço para sintetizar os componentes essenciais do teatro - espaço, composição, ação, som, movimento e luz - numa forma altamente integrada e abstrata de expressão artística.
Moholy-Nagy referia-se a esta idéia como teatro da totalidade, uma reinterpretação do conceito de Wagner de teatro total. O enfoque de Moholy-Nagy da síntese das artes reduzia a importância da palavra escrita e da presença do ator, colocando-as no mesmo plano da cenografia, iluminação, música e composição visual. Seu interesse na integração formal incluía a tecnologia, que reflete no seu uso de motivos mecânicos em seus trabalhos de outros gêneros, como pintura, fotografia, cinema e escultura.

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