segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alan Kay



Alan Kay Interface <1972>


Em 1972, após formar o Learning Research Group (Grupo de Pesquisa do Aprendizado) no recentemente fundado Xerox PARC (Palo Alto Research Center - Centro de Pesquisas de Palo Alto), Alan Kay liderou o desenvolvimento do que foi considerado o avanço mais crucial na interatividade homem-computador, a interface gráfica do usuário, GUI (graphical user interface). Kay introduziu a idéia da representação gráfica, icônica, das funções do computador - as pastas, os menus, as janelas sobrepostas na tela de trabalho - baseado em sua pesquisa sobre processos intuitivos de aprendizado e criatividade. Kay chegou à conclusão, como ele afirmou, de que "trabalhar com imagens produz símbolos". Esta era a premissa por trás da GUI, permitir ao espectador formular idéias em tempo real manipulando ícones na tela do computador.
Os computadores, reconhecia Kay, um dia substituiriam os livros. Isto o levou a projetar um protótipo de computador pessoal, o Dynabook (livro dinâmico). O Dynabook foi concebido como um "meio dinâmico para o pensamento criativo", capaz de sintetizar todos os meios - figuras, animação, som e texto - através da intimidade e da capacidade de resposta de um computador pessoal.
A pesquisa de Kay tinha raízes na convicção de que a hipermídia, ou "mídia dinâmica" como ele a chamava, representava uma profunda ruptura com os meios estáticos, como a pintura, a televisão, a fotografia, as publicações impressas e o filme. Ele via na hipermídia a interatividade radical que caracterizaria as comunicações no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário