quarta-feira, 17 de março de 2010

GORDON MATTA-CLARK

Gordon Matta-Clark and friends performing for Tree Dance at Vassar College, Poughkeepsie, New York, 1971 - vídeo

Day’s End (Pier 52) (Exterior with Ice) 1975




Creating Garbage Wall for Fire Boy at the Brooklyn Bridge 1971




Conical Intersect (detail) - 1975 - Rue Beaubourg - Paris






Bronx Floors- Threshole 1972




Bronx Floors- Threshole 1972





Tina Girouard, Carol Goodden, and Gordon Matta-Clark in front of Food restaurant, Prince Street at Wooster Street, New York, 1971





Window Blowout 1976





Splitting 32, 1975




splitting, 1974




splitting, 1974


Gordon Matta-Clark (1943-1978)
Artista norte-americano que nos anos 70 ficou conhecido por suas obras que intervinham em construções abandonadas, trabalhando com construções arquitetônicas. Formado em Arquitetura não a exerceu da forma convencional, costumava chamar o que fazia de Anarquitetura.
Era filho de dois artistas, a americana Anne Clark e o surrealista chileno Roberto Matta. Teve um irmão gêmeo, também artista que cometeu suicídio em 1976. Foi influenciado pela teoria modernista da arquitetura de Colin Rowe, em Paris teve contato com as ideias do filósofo do desconstrucionista Guy Debord e com os situacionistas. Este desenvolveram o conceito de "détournement", ou seja, reutilização de materiais pré-existentes formando um novo objeto. Seu trabalho com cortes e intervenções em construções alteram a percepção de edifícios e ambiente ao redor. Para documentar o seu trabalho, usou a forografia, vídeo, cinema. Seu trabalho também inclui performances e peças de reciclagem.
Também se utilizou de trocadilhos e troca de palavras para criar novos termos, demonstrando assim que a linguagem não é uma ferramenta neutra, mas ela está carregada de valores sociais e ideológicos.
No começo dos anos 70 como membro do grupo" Anarchitecture", dedicava-se a conceitos como entropia, lacunas metamórficas e restos/espaço ambíguo.
Fez um projeto chamado "Fake Estates" sobre a questão da propriedade de terras, relacionado ao sonho americano de que todos podem possuir uma propriedade. Ele compra uma áreas indesejadas em Manhattan que ironicamente eram de acesso impossível e inúteis, praticamente só existentes no papel.
Em 71 fundou com Carol goodden um restaurante voltado aos artistas no Soho - NY. A cozinha era aberta e tinha como pratos ingredientes exóticos.
Em 74 ele fez uma desconstrução literal, removendo a fachada de uma casa condenada, em um trabalho intitulado "Bingo".
No ano de 1975, na Bienal de Paris, fez uma obra onde corta pedaços de casas do século XVII no distrito de Les Halles, que seriam derrubadas para construção do Centro Georges Pompidou
.
Em 1978 morre vitimado por um câncer no pâncreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário